segunda-feira, 8 de abril de 2013

Três vezes Cancellara na Paris-Roubaix



Foto: Graham Watson
Fabian Cancellara segue fazendo história em 2013. Em grande forma, o ciclista da RadioShack venceu no último domingo, 7 de abril, pela terceira vez (2006, 2010 e 2013) a Paris-Roubaix, uma da clássicas monumentais do ciclismo. Com isso ele repete o feito de 2010, quando também venceu na sequência o Tour des Flandres e a Paris-Roubaix.

A vitória deste ano veio após um emocionante sprint entre Cancellara e Sep Vanmarcke (Blanco) no velódromo de Roubaix. Ao final da prova, o emocionado e extasiado suíço ficou deitado no gramado tentando se recompor após pedalar por 5h45min33s os 254,4 km da 'clássica dos paralelepípedos', o que resultou na segunda prova mais rápida em 111 edições. Niki Terpstra (Omega Pharma) foi o terceiro 31 segundo atrás.

"É incrível conseguir a terceira vitória. É sempre bom vencer sozinho, mas hoje foi uma luta até o final. Eu mal pude acreditar quando cruzei a linha de chegada", contou o campeão ao site "velonews".

Cancellara entrou na edição deste ano como principal favorito após com as ausência de Peter Sagan (Cannondale) e do lesionado Tom Boonen (Omega Pharma). Mesmo assim o suíço teve muita dificuldade para vencer sua sexta monumental (o ciclista também possui no currículo um título na Milano-Sanremo e dois Tour des Flandres).

Vanmarcke esteve desde o início entre os primeiros colocados. Cancellara vinha no segundo pelotão ao lado de Terpstra, Bernhard Eisel (Team Sky) e Lars Boom (Blanco). Mas o campeão logo se juntou aos líderes e manteve o ritmo forte, permanecendo ao lado de Vanmarcke até o final.

"Quanto mais nós nos aproximávamos do velódromo, mais eu acreditava na vitória. Mas Fabian foi forte. Eu deveria estar orgulhoso do que eu fiz... mas estou desapontado, extremamente desapontado. Eu cheguei tão perto!", disse o segundo colocado, que aos 24 anos conseguiu um dos maiores resultados de sua carreira.

O título deste ano coloca Cancellara no seleto grupo de sete ciclistas que venceram três vezes a Paris-Roubaix ficando a uma conquista dos recordistas Tom Boonen e Roger De Vlaeminck. Com a vitória o ciclista somou mais 100 pontos assumindo a ponta do ranking individual da UCI com 351 pontos. Peter Sagan, 312 pontos, e Richie Porte (Team Sky), com 200 vem na sequência. Entre as equipes a liderança é da Sky (536) seguido da RadioShack (466) e Katusha (400). O Pro Tour segue na próxima semana com a Amstel Gold Race, principal corrida de um dia da Holanda.

fonte: prologo 

quarta-feira, 20 de março de 2013

Meersman faz a dupla na Espanha



Foto: Graham Watson
100% de aproveitamento para Gianni Meersman (Omega Pharma) na Volta a Catalunya. Nesta terça-feira, o belga voltoua vencer na Espanha. Em mais um sprint, o ciclista superou o italiano Daniele Ratto (Cannondale) com o australiano Brett Lancaster (Orica-GreenEdge) completando o pódio.

Com o resultado, Meersman recebeu mais dez segundos de bonificação e aumentou para 14 segundos a vantagem para o vice-líder Valerio Agnoli (Astana). O ciclista da casa, Alejandro Valverde (Movistar) é o terceiro, 16 segundos atrás.

Uma das estrelas da competição, Bradley Wiggins (Team Sky) cruzou na 37ª posição, no mesmo tempo do líder. Na classificação geral, é o oitavo, 20 segundos atrás de Meersman.

Nesta 2ª etapa, a Omega Pharma esteve sempre entre os primeiros, dispostos a proteger a liderança de seu ciclista. Assim, após a vitória, era mais que esperado que Meersman agradecesse seus companheiros.

"Nesta equipe, todos sabem suas funções e é maravilhoso pedalar com cada um. Para mim, pessoalmente, é um grande momento. É a primeira vez que venço duas provas em sequência", disse o ciclista ao site 'velonation'.

Após duas etapas sem muitas subidas, os ciclistas partem para os Pirineus, onde encaram nesta quarta-feira a 3ª etapa. Serão 180 km entre Vidreres e Vallter. A chegada será em subida com os ciclistas alcançando os 2.000 metros de altitude.


Resultado 2ª etapa

1. Gianni Meersman - Omega Pharma-Quick Step
2. Daniele Ratto - Cannondale Pro Cycling
3. Brett Lancaster - Orica-GreenEdge
4. Samuel Dumoulin - AG2R La Mondiale
5. Robert Wagner - Blanco Pro Cycling
6. Julien Simon - Sojasun
7. Maurits Lammertink - Vacansoleil-DCM
8. Laurent Pichon - FDJ
9. Danilo Wyss - BMC Racing Team
10. Manuele Mori - Lampre-Merida

Classificação após 2 etapas

1. Gianni Meersman - Omega Pharma-Quick Step
2. Valerio Agnoli - Team Astana @ 14s
3. Valverde - Movistar Team @ 16s
4. Danilo Wyss - BMC Racing Team @ 20s
5. Robert Gesink - Blanco Pro Cycling
6. Dario Cataldo - Team Sky
7. David Lopez - Team Sky
8. Bradley Wiggins - Team Sky
9. José Herrada - Movistar Team
10. Daniel Martin - Garmin-Sharp

Confira a chegada da 2ª etapa

terça-feira, 12 de março de 2013

Três Rios domina 1ª etapa da Copa Rio

Route Bike na primeira colocação!!!



Foto: Márcio Rodrigues/fotocom.net
Na abertura da Copa Rio de Ciclismo, disputado no último domingo (10 de março), em Angra dos Reis, a equipe FW Engenharia/Três Rios mostrou porque é considerada uma das mais fortes do país. O time dominou a disputa da categoria Elite masculina, terminando com as cinco primeiras colocações. O vencedor foi Adélio da Silva, que completou o perurso de 90 km em 2h37min18s. 

“O percurso foi muito duro, com muita subida. É um tipo de prova de estrada que não temos muito por aqui e que torço muito para que aconteçam outras competições com esse formato. Felizmente foi tudo perfeito para a equipe, conquistamos os cinco primeiros lugares. Eu estava muito preparado e quando você esta bem fisicamente tem mais confiança para arriscar, foi assim que conseguimos vencer mais uma prova”, ressalta Adélio da Silva, vencedor da primeira etapa da Copa Rio de Ciclismo.

Completaram o pódio David Leite (2h37min20s) e Felipe Paixão (2h37min21s). A Copa Rio de ciclismo é valida pelos rankings estadual e nacional, portanto, classifica para o Tour do Rio, prova de ciclismo válida pelo calendário da America Tour que acontece de 28 de agosto a 01 de setembro. Em 2012, a equipe de Três Rios terminou o ranking nacional na terceira colocação.

Entre as mulheres, a vitória ficou com Paula Proença, 3h33min15s, que venceu com larga vantagem. A atleta da Gatorade/Route Bike cruzou a linha de chegada com mais de dez minutos de vantagem para a segunda colocada, Paola Monique Souza (3h46min28s). Cristiane Barboza (3h46min30s) completou o pódio.

A Copa Rio de Ciclismo prossegue no dia 7 de abril com a 2ª etapa, que será entre as cidades de Volta Redonda e Três Rios. 


Fonte: Prologo

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Diniz sobre 51 posições em ranking da UCI



Foto: Divulgação
O brasileiro Alex Diniz (Team Funvic São José dos Campos) é um dos destaques da nova atualização do ranking americano da UCI, divulgado nesta terça-feira (26) no site da entidade que comanda o ciclismo. Terceiro colocado no Tour de San Luis, disputado em janeiro, o pernambucano é o quarto do ranking individual, com 73 pontos, subindo 51 posições em relação ao último mês. O argentino Daniel Díaz, campeão em San Luis, lidera com 129,67 pontos.

Outro que aparece bem posicionado é Magno Prado (Team Funvic São José dos Campos), terceiro colocado também com 73 pontos. Francisco Chamorro, argentino que defende a equipe brasileira é o sétimo com 60 pontos.

Já entre as equipes, a Team Funvic mantém a liderança com 274 pontos. A segunda colocada é a San Luis Somos Todos (Argentina), com 184,68 pontos, seguida da EPM-UNE (Colômbia), com 138,67 pontos. Outra equipe brasileira, o Clube Dataro de Ciclismo manteve-se com 59 pontos e agora é o quinto.

Por fim, no ranking entre as nações, o Brasil manteve a terceira posição, agora com 305 pontos, diminuindo a distância para os líderes Colômbia (403,68 pontos) e Venezuela (308,67 pontos).

Sem alterações no Pro Tour

Sem competições no Pro Tour em fevereiro, o ranking da elite do ciclismo segue inalterado. O holandês Tom Jelte Slagter (Blanco Pro Cycling), campeão do Tour Down Under, lidera com 111 pontos seguido do espanhol Javier Moreno (Movistar), 86 pontos, e do britânico Geraint Thomas (Team Sky), 77 pontos.

A próxima competição do Pro Tour será a Paris-Nice, entre os dias 3 e 10 de março.


Fonte: prologo

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Jaú recebe Carnabike pela 2ª vez


Jaú recebe Carnabike pela 2ª vez

Ampliar 
Créditos: Divulgação/Facebook/Route Bike
O clube de ciclismo Route Bike, de São Paulo, está em Jaú pela segunda vez com 40 ciclistas que realizam treinos pelas estradas da região. Como é início de temporada, os atletas vêm à cidade para se prepararem paras as próximas competições.
O grupo chama o projeto de Carnabike, já que fazem os treinos na região durante o carnaval. No ano passado estiveram em Jaú na mesma época do ano.  
“O clube retornou à cidade porque eles gostaram muito das nossas estradas, com subidas e descidas, acostamentos limpos e livres e pouco tráfego de veículos. E também voltaram com o dobro de ciclistas que em 2012”, explica o empresário Rodrigo Massoni. 
Além de estar hospedando os atletas e ajudando na organização da estrutura, Massoni realiza os treinos com o clube, já que pratica triatlo. Ele conta que além dos 40 ciclistas da capital, cerca de cinco jauenses também realizam os treinos junto ao Clube. 
“O grupo não tem que ficar no máximo com 50 ciclistas, senão compromete a nossa segurança”, diz Massoni. 
No decorrer do trajeto carros de apoio os acompanham para auxiliarem na segurança na rodovia e também para carregar suplementos como água e bebidas de carboidratos. Além disso, mecânicos vão nos carros, prontos para consertar problemas que surjam nas bicicletas. 

Turismo

O Route Bike iniciou as atividades no sábado e terminam nesta terça-feira. Irá passar por estradas de Brotas, Bocaina, Guarapuã, Itapuí, Bauru e Jaú. Os treinos iniciam às 8h e vão até 12h. 
Após, os ciclistas aproveitam o dia para descansar e conhecer mais as cidades da região. (Da redação)

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Em sprint caótico, Cavendish vence no Qatar



Foto: Graham Watson
Nesta terça-feira (05 de fevereiro), Mark Cavendish mostrou mais uma vez porque é considerado um dos melhores sprinters da história. Em uma chegada embolada, o atleta da Omega Pharma disparou nos metros finais e garantiu uma apertada vitória na 3ª etapa do Tour do Qatar, superando Barry Markus (Vacansoleil) e Aidis Kruopis (Orica GreenEdge). O britânico agora é o quarto colocado, oito segundos atrás do líder Brent Bookwalter (BMC) e já apontado como um dos favoritos ao título.

Veja também
Brent Bookwalter surpreende pelotão no 1º dia e ratifica liderança no contrarrelógio por equipes

“Foi muito caótico, realmente muito caótico. Nós perdemos um homem faltando 2 km e [Niki] Terpstra sobrou me levando para o final”, explicou Cavendish sobre a etapa de 143 km disputada em um circuito triangular entre Al Wakra e Mesaieed.

A vitória do britânico se deve muito ao bom trabalho de equipe de seus companheiros que, longe do pelotão formado pelos atletas da Orica, Sky, Katusha e Vacansoleil, conseguiram voltar ao grupo principal nos últimos 3 km. “O time me manteve longe do vento durante o dia inteiro e eu estou feliz por isso”

E apesar de estar a oito segundos da liderança, Cavendish prefere não pensar no título geral do Tour do Qatar.

“Qualquer coisa pode acontecer, mas você tem que aguardar para ver o que acontece em cada dia”, resumiu o ciclista que já tem duas vitórias em 2013 (venceu a 1ª etapa do Tour de San Luis).

Azarão na disputa, Brentwalker passa a responsabilidade do título para Cavendish e cita a grande especialidade do britânico (o sprint) como fator de desequilíbrio. “Cavendish é o favorito aqui. Ainda há três etapas e em todas as chegadas são em sprint”.

Único brasileiro na disputa, Murilo Fischer (FDJ), ocupa a 57ª posição, 1min45s atrás de Bookwalter. A quarta etapa acontece quarta-feira (06 de fevereiro) em um trajeto de 160 km entre Camel Race Track e Al Khor Corniche.

Fonte: Prologo

Confira a chegada da 3ª etapa

Lance não precisa devolver premiação



Foto: Graham Watson
Após Lance Armstrong ser banido do esporte e perder todos os seus títulos, especulou-se a possibilidade do ex-ciclista devolver a premiação recebida ao longo dos anos. Contudo, de acordo com seu advogado Tim Herman, mesmo que ele tenha admitido o uso de substâncias ilegais não significa que ele devolverá o dinheiro ganho.

Veja Também
Museu de cera nos EUA retira estátua do ex-ciclista

"Meu único ponto é que nenhum atleta, de acordo com meus conhecimentos, precisou devolver a premiação", disse Herman ao "USA Today". "Nem mesmo Sean Payton (técnico de futebol americano que ficou suspenso por um ano) ou qualquer outro. Eles foram suspensos, mas ninguém disse que eles precisavam devolver o dinheiro".

De acordo com uma reportagem da BBC do ano passado, Armstrong poderia perder 7,5 milhões de dólares após a SCA Promotions, seguradora da ex-equipe de Lance, US Postal, e da empresa que comandava a equipe Discovery Channel, anunciar que tentariam recuperar o dinheiro investido, e os 3,9 milhões de dólares em premiações pelos sete títulos do Tour de France.

Ainda de acordo com Tim Herman, mesmo com a recente admissão de Armstrong e sua vontade em cooperar nas investigações sobre o doping, é improvável que Lance volte a competir em qualquer esporte.

"Ele não espera isso (voltar a competir), e sua vontade (em cooperar) não está ligada a isso", completou.


Fonte: Prologo

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

"Todas as gerações buscaram vantagens"



Foto: Graham Watson
Em sua primeira declaração após a confissão de doping para a apresentadora Oprah Winfrey, Lance Armstrong, antigo detentor de sete títulos do Tour de France, disse, ao site "cyclingnews", ter sido usado como bode expiatório em um esporte onde os atletas há anos procuram vantagens. E pediu para a Wada (Agência Antidoping Mundial) uma Comissão de reconciliação ressaltando que a UCI não deveria fazer parte disso.

Veja também
Piloto da F1, Mark Webber conta como deixou de ser amigo do ex-ciclista e sua indignação com o escândalo de doping

"Sim, eu acho que sou (bode expiatório). Mas eu entendo o porque. Nós fazemos a cama em que deitamos", explicou Lance usando um ditado popular.

"Minha geração não foi diferente de nenhuma outra. A 'ajuda' se desenvolveu ao longo dos anos mas a verdade é que nosso esporte é muito duro, e todos sempre buscaram levar vantagem. De pegar carona nos trens, 100 anos atrás, ao atual EPO. Nenhuma geração foi exemplo ou 'limpa'. Nem a de Merckx, Hinault, LeMond, Coppi, Gimondi, Indurain, Anquetil, Bartali e nem a minha".

E perguntado se o ciclismo está se aproximando a um 'estado de caos', Lance disse que o esporte nunca vai morrer, mas vai diminuir.

"O ciclismo nunca vai morrer, mas vai encolher. Os patrocinadores vão abandonar, corridas serão canceladas. Isso nós já estamos vendo. Esse estado de caos ainda deve perdurar por uma década. O que é uma pena para as atuais revelações do esporte".

Mais doping de Lance
Ex-chefe de Lance não irá depor sobre doping

O norte-americano disse ainda não se importar com uma possível redução da pena após uma confissão para a Wada (Agência Mundial Antidoping).

"Isso é irrelevante. O importante é todos serem tratados de forma igual e justa. Nós todos cometemos erros, vamos todos corrigí-los e ser punidos de maneira igual".

Para finalizar, ele pede uma "Comissão de Reconciliação e Verdade", a ser dirigida pela Wada, como solução. "Eu diria que, se você está vivo e subiu ao pódio em um Campeonato Mundial ou Grande Volta você deveria ser chamado. Soa ambicioso, mas as autoridades mostraram que nada relacionado ao ciclismo sofre com a barreira do tempo".

"Não é a melhor forma. É a única forma. Apesar de eu estar no olho do furacão, isto não é sobre um homem, uma equipe, um diretor de time. Isso é sobre o ciclismo e, honestamente, todos os esportes de resistência. Linchar publicamente uma pessoa e seu time não irá solucionar o problema", finalizou.


Fonte: prologo

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Tom-Jelte Slagter vence Tour Down Under



Foto: Graham Watson
Um jovem holandês roubou a cena do Santos Tour Down Under (Austrália), primeira competição do World Tour da UCI de 2013. Tom-Jelte Slagter (Blanco Pro Cycling), 23 anos, que chegou à Adelaide sem nenhuma vitória em etapas como profissional deixa o país da Oceania como campeão e líder do ranking com 111 pontos.

"É muito estranho para mim. Eu nunca venci uma corrida como esta. Minha primeira vitória foi em Stirling [3ª etapa]e eu conseguiu a camisa [do líder]. É incrível. Eu mal posso acreditar", resumiu Slagter, que fechou o Tour em 18h28min32s.

Na segunda colocação ficou o espanhol Javier Moreno (Movistar), 17 segundos atrás, com o britânico Geraint Thomas (Team Sky), completando o pódio, 25 segundos atrás do líder.

O vencedor da última etapa, disputada domingo (27 de janeiro), foi mais uma vez Andre Greipel. O alemão, que já havia vencido a 1ª e 4ª, é o recordista de vitórias de etapas do Tour Down Under (14) e comemorou no último dias de disputas sua 100ª vitória na carreira. 


Fonte: prologo.com.br

Etapa 7 - Part 3/4 - Tour de San Luis 2013 - San Luis -- Juana Koslay

Etapa 7 - Part 2/4 - Tour de San Luis 2013 - San Luis -- Juana Koslay

Alex Diniz fecha Tour de San Luis em terceiro


O brasileiro Alex Diniz conseguiu um resultado histórico para o Brasil. O pernambucano da Team Funvic São José dos Campos terminou o Tour de San Luis (20 a 27 de janeiro), uma das mais importantes voltas da América, na terceira colocação, à frente de nomes consagrados do ciclismo mundial como Alberto Contador, Vincenzo Nibali e Joaquim Rodríguez.
Pódio última etapa (Foto: Divulgação)
Pódio última etapa (Foto: Divulgação)
Ainda que muitos ciclistas europeus estejam em início de temporada e tenham usado o campeonato argentino como preparação, Alex Diniz fez uma participação brilhante na Argentina, vencendo a terceira etapa e terminando na segunda colocação entre os escaladores.
“Foi uma grande competição, enfrentando grandes adversários e, mesmo assim, consegui fazer uma boa atuação. Me sinto realizado e agora vou descansar um pouco para depois já começar a pensar no próximo desafio”, disse Alex Diniz.
O campeão do Tour de San Luis foi o atleta da casa, Daniel Diaz (San Luis Somos Todos). Vice em 2012, Diaz foi o quarto argentino a vencer o Tour e o sétimo ciclista diferente em sete edições. Sem vencer nenhuma etapa, o ciclista de 23 anos assumiu a liderança após o quinto dia de disputas, quando terminou na segunda posição. Ele finalizou o campeonato com um acumulado de 24h03min16s. Na segunda posição ficou o norte-americano Tejay Van Garderen (BMC Racing), 33s atrás. Diniz terminou 39s, uma posição à frente da estrela, Alberto Contador.
A sétima etapa foi disputada neste domingo (27 de janeiro) com o trajeto de 154,7km entre San Luis e Juana Koslay. Sem uma chegada em montanha, os ciclistas cruzaram a linha de chegada em um grande pelotão. No sprint, melhor para o italiano Mattia Gavazzi (Androni Giocattoli), que superou Peter Sagan (Cannondale) e Francisco Ventoso (Movistar).
Fonte: prologo.com.br

sábado, 26 de janeiro de 2013

Alessandro Bazzana Flats - Tour of San Luis, 2013

Tour de San Luis 2013 - Stage 6 - Finish

Etapa 5 - Part 3/4 - Tour de San Luis 2013

Etapa 5 - Part 2/4 - Tour de San Luis 2013

Canadense Svein Tuft vence o CRI do Tour de San Luis e é o novo líder da competição


O ciclista canadense Svein Tuft, da Orica/Greendge, venceu o contrarrelógio individual do Tour de San Luis, disputado nesta quinta-feira (24).
Pódio do contrarrelógio (Foto: Portalr3)
Pódio do contrarrelógio (Foto: Portalr3)
Tuft fez o percurso de 19,2 km em 22min14, faturando assim o primeiro lugar no CRI. Leandro Messineo (San Luis Somos Todos) ficou com o segundo lugar, a 7 segundos do campeão.
O polonês Michal Kwiatkowski, da Omega Pharma/Quick Step, completou o pódio na terceira posição, ficando a 11 segundos do campeão.
Alex Diniz fez o 23º melhor tempo tempo na CRI e manteve-se entre os primeiros colocados (Foto: Portalr3)
Alex Diniz fez o 23º melhor tempo no CRI (Foto: Portalr3)
Classificação geral
Após o CRI, Michal Kwiatkowski, que estava na segunda colocação geral, é o novo líder da competição.
O brasileiro Alex Diniz caiu para a quarta posição e está apenas a 45 segundos do líder.
Mais montanha
Hoje os ciclistas irão enfrentar outra etapa dura. A largada será em Juana Koslay e a chegada em La Carolina. Serão 169,8 km, com uma subida duríssima no final.
Fonte: portalr3.com.br

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Etapa 3 - Part 4/4 - Tour de San Luis 2013 - La Punta - Mirador del Potrero

Tour de San Luis: un brasileño trepó a lo más alto en la etapa 3

Alex Diniz vence terceira etapa do Tour de San Luiz, na Argentina


O Brasil subiu no lugar mais alto do pódio durante a terceira etapa do Tour de San Luis, que esta sendo disputado na Argentina, entre os dias 20 e 27 de janeiro. A primeira colocação veio com o ciclista Alex Diniz, que defende a equipe Funvic, completando o percurso de 173,1km em 4h29min36s.
Alex Diniz cruza a linha de chegada isolado(Crédito: Bettini Photo)
Alex Diniz cruza a linha de chegada isolado
(Crédito: Bettini Photo)
- Foi a vitória mais emocionante da minha vida. O percurso era bastante difícil desde o inicio, mas eu estava me sentindo muito bem. É uma vitória muito importante para minha carreira e para minha equipe, jamais esquecerei esse momento – declarou Diniz após cruzar a linha de chegada.
Com a vitória Alex Diniz também se tornou o novo líder geral da competição, assumindo a primeira colocação com uma vantagem de 24 segundos sobre o italiano Mauro Santambrogio (Vini Fantini-Selle Itália), segundo colocado.
O Tour de San Luis 2013 terá sete etapas e esta reunindo as principais equipes do ciclismo mundial, com a presença de nomes como Alberto Contador, Mark Cavendish, entre outros grandes ciclistas. Nesta quinta-feira (24), os atletas vão competir uma prova contra o relógio de 19,2km, retornando as montanhas na sexta-feira (25), com uma prova de resistência de 169,8km.
Classificação da terceira etapa:
1 Alex Diniz (Bra) Funvic Brasilinvest 4:29:36
2 Mauro Santambrogio (Ita) Vini Fantini-Selle Italia 0:00:24
3 Michal Kwiatkowski (Pol) Omega Pharma-Quick Step
4 Bart De Clercq (Bel) Lotto Belisol 0:00:25
5 Tejay van Garderen (USA) BMC Racing Team
6 Jurgen Van Den Broeck (Bel) Lotto Belisol
7 Ricardo Diaz (Arg) San Luis Somos Todos 0:00:29
8 Diego Ulissi (Ita) Lampre-Merida 0:00:34
9 Miguel Angel Rubiano (Col) Androni Giocattoli
10 Andre Cardoso (Por) Caja Rural
Classificação geral após três etapas:
1 Alex Diniz (Bra) Funvic Brasilinvest 12:07:48
2 Mauro Santambrogio (Ita) Vini Fantini-Selle Italia 0:00:24
3 Michal Kwiatkowski (Pol) Omega Pharma-Quick Step
4 Jurgen Van Den Broeck (Bel) Lotto Belisol 0:00:25
5 Bart De Clercq (Bel) Lotto Belisol
6 Tejay van Garderen (USA) BMC Racing Team
7 Ricardo Diaz (Arg) San Luis Somos Todos 0:00:29
8 Miguel Angel Rubiano (Col) Androni Giocattoli 0:00:34
9 Andre Cardoso (Por) Caja Rural
10 Diego Ulissi (Ita) Lampre-Merida

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Etapa 2 - Part 4/6 - Tour de San Luis 2013 - Tilisarao - Terrazas del Po...

Etapa 2 - Part 1/6 - Tour de San Luis 2013 - Tilisarao - Terrazas del Po...

Sacha Modolo conquista 2a etapa no Tour de San Luis


O italiano Sacha Modolo, da Bardiani/CSF/Inox, foi o vencedor da 2ª etapa do Tour de San Luis de Ciclismo, disputada nesta terça-feira (22).
Modolo fez o percurso de 171,4 em 3h50min08 e bateu na arrancada final o inglês Mark Cavendish. O australiano Leight Howard (Orica/Greenedge) ficou com o terceiro lugar.
Modolo comemora vitória na 2ª etapa do Tour de San Luis (Foto: Portalr3)
Modolo comemora vitória na 2ª etapa do Tour de San Luis (Foto: Portalr3)
Os dois primeiros colocados – Modolo e Cavendish – apenas trocaram posições no pódio da 2ª etapa em relação a primeira etapa. Na primeira etapa, Cavendish foi o campeão e Modolo ficou com o segundo lugar.
Desafio com muito calor
O segundo dia do Tour de San Luis foi de muito sol. A largada aconteceu às 14 horas, em Tilisarao. De lá os ciclistas pedalaram 171,4 km até cruzar a linha de chegada em Terrazas de Portezuelo.
A exemplo da 1ª etapa, uma fuga movimentou o pelotão durante boa parte da corrida. Cinco atletas, que depois resumiram-se a três, passaram boa parte da prova pedalando na dianteira do pelotão.
A fuga não conseguiu êxito e foi alcançada pelo pelotão antes da chegada. Daí para frente, mesmo com uma pequena subida, os sprintistas fizeram a festa e mais uma vez fizeram seu papel.
Classificação geral
Com a vitória, Modolo assumiu a liderança geral do Tour de San Luis, seguido por Mark Cavendish.
Na Montanha, o mexicano Flavio de Luna é o líder com 3 pontos. Entre os sprinters, Walter F. Perez lidera com 6 pontos. Já a canadense Cannondale é a líder entre as equipes.
Escaladores em ação no terceiro dia
Hoje acontece a etapa de montanha. A terceira etapa terá largada em La Punta e chegada em Mirador del Potrero. A etapa terá 173,1 km e a largada será às 13h25. Em La Punta, os ciclistas sairão de uma altitude de 817 m em relação ao nível do mar, para atingir 2084 no topo do Alto de Nogolí. Depois disso, descerão até 819 metros, para finalmente subir até Mirador del Potrero de los Funes, onde atingiram a altitude de 1270 metros.
Fonte: portalr3.com.br

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Etapa 1 - Part 4/4 - Tour de San Luis 2013 - San Luis - Villa Mercedes

Etapa 1 - Part 2/4 - Tour de San Luis 2013 - San Luis - Villa Mercedes

Etapa 1 - Part 1/4 - Tour de San Luis 2013 - San Luis - Villa Mercedes

Mark Cavendish vence a primeira etapa do Tour de San Luis


O inglês Mark Cavendish, da equipe Omega Pharma/Quick Step, venceu a 1ª etapa do Tour de San Luis de Ciclismo, disputado nesta segunda-feira (21). Cavendish cruzou a linha de chegada com o tempo de 3h48min04, depois de percorrer 164 km entre San Luis e Villa Mercedes.
Cavendish comemora vitória na abertura do Tour de San Luis (Foto: Portaor3)
Cavendish comemora vitória na abertura do Tour de San Luis (Foto: Portalr3)
O italiano Sacha Modolo (Bardiani/CSF/Inox), foi o segundo e o também italiano Alessandro Pitachi, da Lampre/Mérida, completou o pódio na terceira colocação.
A vitória na etapa inaugural deu a ele o direito de vestir na segunda etapa a camiseta de líder geral da competição.
Brasileiro figura no top 10 da etapa
O brasileiro Rafael Andriato, que defende a equipe italiana Vini/Fantini, foi o melhor colocado nesta primeira etapa inaugural do Tour.
Andriato ‘bateu guidão’ junto com os primeiros colocados e cruzou a linha de chegada no sexto lugar, no mesmo tempo do campeão Cavendish.
Magno Nazaret protagoniza fuga
A etapa desta segunda-feira foi marcada por uma fuga que perdurou por mais de 100 km. O ciclista do Team Funvic São José dos Campos e mais seis atletas de equipes distintas percorreram boa parte da prova à frente do pelotão principal.
Magno foi o terceiro colocado no único prêmio de montanha do dia (Foto: Portalr3)
Magno foi o terceiro colocado no único prêmio de montanha do dia (Foto: Portalr3)
A fuga chegou a abrir mais de 7 minutos de vantagem e só foi alcançado depois do segundo prêmio sprinter, que aconteceu no km 105 da etapa.
No único prêmio de montanha do dia, Magno Nazaret, foi o terceiro colocado.
A emoção do ciclismo resumida numa chega emocionante
A chegada que aconteceu em Villa Meireles foi espetacular. Torcedores empolgados esperavam para ver quem seria o grande campeão da etapa.
A menos de 2 km da chegada, o pelotão encontrava-se compacto. Quando o grupo apontou na reta de chegada, era possível ver grandes nomes do ciclismo mundial numa formação triangular característica do ciclismo, disputando palmo a palmo cada metro até chegar a linha de chegada.
A emoção da chegada num sprint sensacional vencida por Cavendish (Foto: Portalr3)
A emoção da chegada num sprint sensacional vencida por Cavendish (Foto: Portalr3)
Cavendish mostrou porque é o melhor sprintista do mundo. Embalado por sua equipe, o inglês atacou ainda longe da chegada, assumiu a ponta e foi seguido pelo pelotão inteiro. Parecendo não se importar com o que acontecia atrás dele, abaixou a cabeça, pedalou cada vez mais forte e venceu, conquistando mais um título em sua brilhante carreira.
Foram poucos segundos naquela reta, mas o esforço de cada atleta, a dor e o sofrimento se transformaram em emoção para todos que cruzaram aquela linha de chegada e também para o público presente e para os amantes deste esporte olímpico chamado ciclismo, que a cada dia ganha fãs e admiradores pelo mundo todo.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Tour de San Luis 2013 - 1ª etapa.

1- Mark Cavendish
2- Sacha Modolo
3- Allesandro Petacchi
4- Leigh Howard
5- Peter Sagan
6- Rafael Andriato
7- Francesco Lasca
8- Thor Hushvold
9- Kenny DeHaes
10- Miguel A.

Presentacion Tour De San Luis 2013

Tour de San Luis 2013




Foto: Divulgação
Começa nesta segunda-feira (21 de janeiro), a sétima edição do Tour de San Luis, uma das maiores competições da América do Sul e que entre os dias 21 e 27 de janeiro reunirá alguns dos melhores ciclistasdo mundo no centro-oeste da Argentina. Estão presentes 11 equipes do World Tour (Elite do ciclismo), oito equipes Continental Profissional, cinco equipes Continentais e seleções de cinco países.

O Brasil estará representado pela Team Funvic São José dos Campos, que recentemente venceu a Copa América de Ciclismo com Francisco Chamorro. Defenderão a equipe do interior de São Paulo, além de Chamorro, Alex Diniz, Alexandre Manarelli, Pedro Nicácio, Ramiro Cabrera, Breno Sidoti, Gregolry Panizo e Magno do Prado, sexto colocado do Tour de San Luis em 2012. Já Rafael Andriato será um dos ciclistas da Vini Fantini.

"A expectativa é de um resultado ainda melhor do que o ano passado porque dessa vez tivemos uma melhor preparação", conta Benedito Kid, técnico da equipe brasileira.

Já entre as 11 equipes do World Tour, nomes de peso do esporte competirão na Argentina como Alberto Contador, Joaquim Rodriguez e Mark Cavendish.

"É a primeira prova da temporada, quero ver como estou, meu estado físico e o dos demais. Não tenho objetivos para esta parte da temporada, minhas metas estão mais adiante mas todos gostam de vencer e se eu puder, o farei", disse o velocista Mark Cavendish, novo atleta da Omega Pharma.

Alberto Contador também se mostrou cauteloso e admitiu que está fora de forma. "É verdade que eu gosto de competir se eu tenho oportunidade. Eu dificilmente consigo parar se eu tiver pernas, mas estou um pouco acima do peso (...) Há ciclistas aqui que estão melhor que eu", explicou El Pistolero que citou Vincenzo Nibali, Dani Moreno e Joaquim Rodriguez como alguns dos possíveis favoritos.

Ao todo serão mais de 1000 km, divididos em seis etapas e um contrarrelógio individual, no quarto dia, com 19,2 km. A primeira etapa será disputada entre San Luis e Villa Mercedes e terá 164 km.

Confira a programação da etapas

1ª 21/01 San Luis – Villa Mercedes Estrada 164km
2ª 22/01 Tilisarao – Terrazas del Portezuelo Estrada 171,4km
3ª 23/01 La Punta – Mirador del Potrero Estrada 173,1km
4ª 24/01 San Luis – San Luis CRI 19,2km
5ª 25/01 Juana Koslay – Carolina Estrada 169,8km
6ª 26/01 Quines – Merlo (Mirador del Sol) Estrada 156,6km
7ª 27/01 San Luis – Juana Koslay Estrada 154,7km 


quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Cavendish se irrita com perguntas sobre Lance



Foto: Divulgação
A Omega Pharma apresentou sua equipe para 2013, na última terça-feira, em grande estilo. Realizado no moderno velódromo Eddy Merckx, em Ghent (Bélgica), o evento contou com várias disputas entre os ciclistas, incluindo a nova contratação do time, o britânico Mark Cavendish. Contudo, um dos assuntos mais abordados durante as entrevistas não foram as competições deste ano e sim o doping de Lance, fato que chegou a irritar Cavendish.

A princípio, o britânico disse que não se pronunciaria até ouvir a confissão de Lance. Porém, quando outro jornalista novamente o questionou, Cavendish respondeu irritado xingando-o e pedindo para retirá-lo.

"Vocês podem tirá-lo daqui, por favor. Por favor, retirem esse cara. Ele só quer falar sobre o Lance", esbravejou o britânico entre palavrões.




Tony Martin, campeão do mundo em 2012 no contrarrelógio, foi mais comedido mas também se mostrou incomodado com o assunto Lance. O alemão disse que paga pelos erros dos outros

"Hoje no ciclismo, em especial na Alemanha, quando as pessoas pensam em ciclismo, elas pensam em doping. Isso devido ao que pessoas como Armstrong fizeram. E agora nós temos que lidar com isso e responder essas perguntas".

O diretor esportivo Brian Holm foi um dos que mais falou sobre o doping. Ex-ciclista, o dinamarquês admitiu em uma autobiografia que se dopou nos anos 90, quando defendia a Telekom

"Será interessante acompanhar o que Armstrong vai falar. No fundo, todos sabiam que não era apenas canela e açúcar que o estava fazendo vencer. A maioria das pessoas viu que tinha algo ocorrendo", comentou.

Aos 50 anos, Holm disse compreender o porque de tantas suspeitas sobre os ciclistas, mas disse ser injusto a imprensa e os fãs comparar Cavendish e Tony Martin com os 'trapaceiros' do passado.

"O ciclismo mudou muito. É um esporte diferente de cinco anos atrás. Eu sei que o Cavendish está limpo. Eu colocaria minha mão na bíblia para dizer que o Tony (Martin) está limpo. Eu acredito que Wiggins venceu o Tour limpo", conclui o ex-'trapaceiro" Holm.

Pinda perde a equipe de ciclismo para São José dos Campos


Pindamonhangaba perde a sua principal equipe esportiva dos últimos anos, talvez de todos os tempos. A equipe de ciclismo da cidade está se transferindo para São José dos Campos.
Esta é uma das últimas fotos da equipe de Pindamonhangaba, clicada na Copa América de Ciclismo (Foto: Portalr3)
Nos últimos anos, o ciclismo colocou a cidade em destaque nos principais meios de comunicação do país e conquistou inúmeros títulos em diversas partes do Brasil, inclusive fora do país.
A equipe chega a seu fim na cidade onde nasceu, depois que a nova gestão da prefeitura da cidade assumiu. Segundo o diretor da equipe, Benedito Tadeu Azevedo Júnior “Kid”, o motivo da saída da equipe foi por falta de acerto financeiro para a temporada junto com a prefeitura de Pindamonhangaba.
“A equipe não acaba, muito pelo contrário, estamos nos transferindo para São José dos Campos. Recebi o convite e aceitei”, disse o técnico Kid.
O Team Funvic passará a se chamar Team Cycling Funvic São José dos Campos e será a equipe oficial da cidade joseense. Segundo o técnico da equipe, a apresentação da equipe em São José dos Campos acontecerá ainda está semana em um evento com presença do secretário de Esportes da cidade, João Bosco, e o prefeito Carlinhos Almeida.
Todos os atletas e a comissão técnica agora estarão defendendo a cidade joseense. O primeiro compromisso já com a nova bandeira ‘no peito’, será o Tour de San Luis, na Argentina. A competição terá início no dia 21 de janeiro.
Fonte: portalr3.com.br

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Lance admite doping, diz jornal



Foto: Divulgação/OWNTV
Lance Armstrong, antigo heptacampeão do Tour de France (1999-2005) e um dos maiores nomes da história do ciclismo, admitiu pela primeira vez o uso de doping. Segundo o jornal "USA Today", o ex-ciclista, em entrevista à apresentadora Oprah Winfrey, não só confirmou o uso de substâncias ilegais ao longo de sua carreira como citou quem o ajudou a acobertar todo o esquema. A entrevista irá ao ar na próxima quinta-feira à noite no canal da apresentadora.

A entrevista foi gravada na última segunda-feira (14 de janeiro), em Austin, Texas, cidade do ex-ciclista. Antes, do encontro com Oprah, Lance já dava indícios que admitiria o doping. Segundo o jornal "Washington Post", o norte-americano fez, nos últimos dias, ligações a pessoas ligadas ao ciclismo como um esforço para preparará-los quanto à futura revelação.

Ainda na segunda-feira, ele foi até a Livestrong, fundação que criou para combater o câncer, e, em reunião com seus antigos funcionários, pediudesculpas pelos problemas causados por ele nos últimos meses.

Em agosto de 2012, a Usada(Agência Antidoping dos Estados Unidos) apresentou um documento com mais de mil páginas em que ligava o norte-americano ao "mais sofisticado esquema de doping da história do esporte". Com isso, a UCI (União Ciclística Internacional) decidiu baní-lo do esporte e retirou todos os seus títulos.

A decisão de Lance por revelar publicamente o esquema seria pelo interesse de Lance em voltar a competir em provas de triathlon e corrida. Como vários destes eventos são regidos por organizações que seguem o código da Wada (Agência Mundial Antidoping), segundo o qual ele está banido pelo resto da vida, sua participação está inviabilizada no momento. De acordo com o jornal "The New York Times", Travis Tygart, chefe executivo da Usada, teria se mostrado a favor de rever o banimento do ex-ciclista caso ele lhe revelasse nomes importantes ligados ao esquema de doping.

Armstrong, 41 anos, se defendeu das acusações de doping por quase uma década. Ao longo de sua carreira jamais foi pego no exame antidoping. Além de perder todos os seus títulos do Tour de France, Lance também viu todos os seus patrocinadores pessoais rescindirem seus contratos. Para finalizar, deixou a presidência da Livestrong, fundação de combate ao câncer criada por ele.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Hoje ele completaria 43 anos.


"Vai doer as pernas", diz Contador



Foto: Graham Watson
Foi lançada no último final de semana o percurso da última grande volta do ano. Com a presença de Alberto Contador, Alejandro Valverde e Joaquim Rodríguez - os três primeiros colocados da última edição, a Vuelta a España 2013 foi apresentada em Vigo, noroeste da Espanha, apostando em um trajeto montanhoso. Onze das 21 chegadas serão nas montanhas.

A largada será dia 24 de agosto em um contrarrelógio por equipes de 27 km entre Vilanova de Arousa e Sanxenxo. E diferentemente do ano passado, a Vuelta 2013 visitará o sul da Espanha.

Haverá apenas um contrarrelógio individual, na 11ª etapa, em um trajeto montanhoso que começa e termina em Tarazona.

Na parte final da Vuelta estão as montanhas mais difíceis, como a Cuena les Cabres e seus 24% de desnível na etapa entre Avilés e Angliru.

A chegada está marcada para o dia 15 de setembro, em um trajeto plano de 99,1 km entre Leganés e Madrid. Atual ca
mpeão da Vuelta, Contador avisou que "as pernas vão doer muito".

Já Joaquim "Purito" Rodriguez, especialista em montanhas e número um do ranking da UCI em 2012 disse que a prova deste ano será uma "volta para sobreviventes".

Confira as 21 etapas (total: 3.319,1 km)

1ª etapa, 24/08, entre Vilanova de Arousa – Sanxenxo 27,0 km (contrarrelogio por equipes).
2.ª etapa, 25/08, Pontevedra -Baiona Monte da Groba 176,8 km (montanha).
3.ª etapa, 26/08, Vigo - Mirador de Lobeira, 172,5 km (plano).
4.ª etapa, 27/08, Lalín – Fisterra, 186,4 km (montanha).
5.ª etapa, 28/08, Sober - Lago de Sanabria, 168,4 km (montanha).
6.ª etapa, 29/08, Guijuelo – Cáceres, 177,3 km (plano).
7.ª etapa, 30/08, Almendralejo - Mairena de Aljarafe 195,5 km (plano).
8.ª etapa, 31/08, Jerez de la Frontera - Peñas Blancas, 170 km (montanha).
9.ª etapa, 01/09, Antequera - Valdepeñas de Jaén, 174,3 km (montanha).
10.ª etapa, 02/09, Torredelcampo - Alto de Hazallanas, 175,5 km (montanha).
03/09, Descanso.
11.ª etapa, 04/09, Tarazona – Tarazona, 38km (contrarrelogio individual).
12.ª etapa, 05/09, Maella – Tarragona, 157 km (plano)
13.ª etapa, 06/09, Valls – Castelldefels, 165 km (montanha).
14.ª etapa, 07/09, Bagà – Andorra - Collada de la Gallina, 164 km (montanha).
15.ª etapa, 08/09, Andorra – Peyragudes, 232,5 km (montanha).
16.ª etapa, 09/09, Graus - Sallent de Gallego, 147,7 km (montanha).
10/09, Descanso
17.ª etapa, 11/09, Calahorra – Burgos, 184,5 km (plano).
18.ª etapa, 12/09, Burgos - Peña Cabarga, 186 km (montanha).
19.ª etapa, 13/09, S.Vicente de la Barquera - Alto Naranco, 177,5 km (montanha).
20.ª etapa, 14/09, Avilés – Angliru, 144,1 km (montanha)
21.ª etapa, 15/09, Leganés – Madrid, 99,1 km (plano)